Morre quinta vítima de acidente entre trem e ônibus em Jandaia do Sul.
- 23/03/2023
- 0 Comentário(s)

Fonte: G1/Paraná/Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Um aluno de oito anos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul, no norte do Paraná, que estava no ônibus escolar atingido por um trem morreu nesta quinta-feira (23).
A informação da morte foi confirmada pela prefeitura da cidade.
Segundo a prefeitura, João Lucas dos Santos Silva estava internado em estado gravíssimo no Hospital Metropolitano de Sarandi desde 9 de março, data do acidente.
O menino é a quinta vítima da batida entre o trem e o ônibus. Duas adolescentes que estudavam na instituição morreram no dia do acidente.
Uma cozinheira da Apae, que tinha 55 anos, morreu no hospital. Outra estudante, de 56 anos, sobreviveu à batida depois de dois internada, mas sofreu um mal súbito e morreu na tarde de segunda-feira (20).
De acordo com a Prefeitura de Jandaia do Sul, outras cinco vítimas continuam internadas em hospitais da região.
O acidente
O ônibus escolar da Apae transportava 29 pessoas no total, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista. O veículo foi atingido na lateral e arrastado por cerca de 40 metros, conforme o Corpo de Bombeiros.
O motorista prestou depoimento na delegacia e disse que "não viu e nem ouviu o trem se aproximando". Segundo o delegado Carlos Diego Paravidino, que cuida do caso, o homem foi liberado após ser ouvido porque prestou socorro às vítimas.
A Rumo Logística, concessionária da linha férrea onde o acidente foi registrado, apresentou outra versão. Em nota, a empresa diz que "o maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pelo veículo".
Segundo a Polícia Civil, o condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 23 de janeiro.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) confirmou também que o ônibus estava com a autorização vencida para circulação desde 16 de setembro de 2019.
Investigação
O Ministério Público do Paraná (MPPR) abriu um inquérito civil para verificar se os ônibus utilizados pela Prefeitura de Jandaia do Sul para o transporte escolar estão ou não irregulares.
O promotor Vinícius Henrique Bofo, responsável pelo procedimento, pediu a lista dos veículos usados e a relação dos motoristas. Ele quer saber se os condutores estão com as CNHs em dia e se fizeram um curso específico para este tipo de transporte.