Paraná inclui seis novos medicamentos para saúde mental na lista de remédios fornecidos nas farmácias do SUS.

  • 19/12/2025
  • 0 Comentário(s)

Paraná inclui seis novos medicamentos para saúde mental na lista de remédios fornecidos nas farmácias do SUS.

Remédios são destinados ao tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia e serão fornecidos apenas sob prescrição. Previsão é que eles estejam disponíveis no primeiro semestre de 2026.

O Governo do Paraná anunciou, nesta quarta-feira (17), que vai incluir seis novos medicamentos para a saúde mental na lista dos remédios fornecidos nas farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os medicamentos são destinados ao tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia e, conforme o governo, serão fornecidos apenas sob prescrição.
Com isso, passam a ser ofertados o escitalopram, sertralina e venlafaxina, indicados para tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade. Foi incluída também a naltrexona, indicada para o tratamento da dependência ou transtorno por uso de álcool e opioides.
Também fazem parte da lista o zuclopentixol e a paliperidona, destinados ao tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.
A previsão é que os medicamentos estejam disponíveis nas farmácias do SUS no primeiro semestre de 2026, segundo o governo.
As medidas foram estabelecidas pela Secretaria da Saúde em parceria com a Associação Paranaense de Psiquiatria.
O investimento, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representa R$ 30 milhões por ano. A aquisição será realizada pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e também pelo Consórcio Paraná Saúde, com transferência de recursos do estado.
Rede de atendimento de saúde mental
No Paraná, há uma rede de atendimento voltada para a saúde mental.
Segundo o governo, quem precisa do serviço deve procurar primeiramente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A identificação de pacientes e encaminhamentos também ocorrem por meio dos Consultórios na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Equipes Multiprofissionais dos Ambulatórios na Linha de Cuidado em Saúde Mental, Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM), leitos de referência em saúde mental dos hospitais gerais e os leitos de psiquiatria em hospitais especializados.
Em situações de urgência ou emergência, o atendimento pode ocorrer diretamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), pelo SAMU, em prontos-socorros ou Caps, com posterior continuidade do cuidado no território de origem do paciente.
.
.
.
Fonte: g1 PR — Curitiba
Imagem: TV TEM/Reprodução

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes