Governo Federal volta atrás e anuncia reedição do decreto que afetava o trabalho das APAEs.

  • 17/11/2025
  • 0 Comentário(s)

Governo Federal volta atrás e anuncia reedição do decreto que afetava o trabalho das APAEs.

O Governo Federal anunciou nesta semana que vai reeditar o Decreto nº 12.686/2025, que havia instituído a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e causado grande preocupação entre educadores, famílias e instituições especializadas em todo o país. A decisão representa uma vitória das APAEs, das Fundações Pestalozzi, das escolas especializadas e das famílias que defendem a verdadeira inclusão.

O deputado estadual Gilson de Souza (PL) comemorou a mudança de postura do governo e destacou a importância do diálogo e da mobilização da sociedade. “Essa é uma conquista construída com união e bom senso. As APAEs e escolas especializadas realizam um trabalho essencial e merecem ter seu papel respeitado e fortalecido. Essa vitória é das famílias, dos profissionais e de todos que acreditam em uma inclusão feita com sensibilidade e respeito”, afirmou o parlamentar.

O recuo do governo foi confirmado após reunião no Ministério da Educação, com a presença do senador Flávio Arns (PSB-PR) e de outras lideranças partidárias. Segundo o senador, o novo texto do decreto será ajustado para garantir segurança jurídica e valorização das instituições especializadas, assegurando educação de qualidade para pessoas com deficiência “do zero ano até quando essa educação for importante e necessária”.

Gilson de Souza reforçou que seguirá acompanhando o processo de reedição do decreto e continuará defendendo o direito de escolha das famílias, a liberdade pedagógica das instituições e o fortalecimento da educação especial no Paraná. “As APAEs não excluem — elas acolhem. São referência no atendimento pedagógico, terapêutico e social. O Paraná é exemplo nacional, e não aceitaremos retrocessos. Seguimos firmes na defesa da vida, da família e da verdadeira inclusão”, concluiu o deputado.

Fonte/imagem: Vilmar Jr/ deputadogilsondesouza.com.br


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. RETROVISOR

GUSTTAVO LIMA

top2
2. QUEM SENTE SAUDADE SOU EU

MAIARA E MARAISA

top3
3. SUA BOCA MENTE

ZÉ FELIPE

top4
4. VAGABUDO

GUSTTAVO LIMA E LUIS FONSI

top5
5. TUBARÕES

DIEGO E VICTOR HUGO

top6
6. P DO PECADO

GRUPO MENOS É MAIS E SIMONE MENDES

top7
7. OLHO MARROM

LUAN SANTANA

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes