MP firma TAC com Laranjeiras do Sul para implantação de políticas públicas de proteção animal.

  • 12/12/2025
  • 0 Comentário(s)

MP firma TAC com Laranjeiras do Sul para implantação de políticas públicas de proteção animal.

O Ministério Público do Paraná firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, para garantir a adoção de políticas públicas voltadas ao manejo populacional, proteção e bem-estar de animais domésticos em situação de rua ou vulnerabilidade. A medida foi estabelecida após acompanhamento realizado pelas Promotorias de Justiça locais, que identificaram uma expressiva quantidade de animais abandonados e “cães comunitários” sem cuidados sanitários adequados ou controle de zoonoses.

De acordo com o promotor de Justiça Bruno Rinaldin, o número crescente de animais soltos na cidade pode agravar riscos sanitários e ambientais caso não haja intervenção do poder público. O TAC determina uma série de providências que deverão ser cumpridas pelo Executivo Municipal em prazos específicos.

Entre os compromissos assumidos, o Município deverá elaborar, no prazo de seis meses, um Plano Municipal de Manejo Populacional de Cães e Gatos. O documento deve incluir diagnóstico da situação atual, estimativa populacional dos animais presentes no município, cadastramento de animais errantes e de particulares, além do chamado “Censo Animal”, que identificará os responsáveis pelos animais. O plano deverá seguir metodologia científica validada e prever atualização periódica para subsidiar metas de controle populacional.

Em até 120 dias, a Prefeitura também deverá instituir o Programa Selo Animal, destinado ao reconhecimento e valorização de empresas que realizem ações contínuas de defesa e bem-estar animal.

O TAC prevê ainda que o Município disponibilize o equivalente a oito salários-mínimos mensais para atendimento veterinário, incluindo procedimentos cirúrgicos, direcionados a animais abandonados ou pertencentes a famílias comprovadamente em situação de vulnerabilidade.

Outro compromisso firmado é a realização de campanhas permanentes de conscientização, no mínimo semestralmente, para difundir o conceito de guarda responsável, orientar sobre vacinação, vermifugação e castração de cães e gatos. Essas ações deverão contar com ampla divulgação nos meios de comunicação e distribuição de materiais informativos à população.

O descumprimento das cláusulas do TAC poderá resultar em multa diária de R$ 500, limitada a R$ 20 mil, valores que serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente.

.

.

.

Fonte e Imagem: Portal O Vale


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. VAI LÁ

MAIARA & MARAISA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes