Câmara contraria TCE e reprova contas de ex-prefeito: ‘Retaliação política’, alegou.

  • 13/11/2025
  • 1 Comentário(s)

Câmara contraria TCE e reprova contas de ex-prefeito: ‘Retaliação política’, alegou.

Fonte: Tribuna do Interior

Contrariando parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Câmara Municipal de Campina da Lagoa aprovou nesta semana, em dois turnos de votação, a reprovação das contas referentes ao exercício financeiro de 2023 do então prefeito Milton Luiz Alves. O resultado da votação foi de 8 votos contrários e 1 favorável à aprovação das contas. Apenas o vereador Edmar Vaz (PP) votou contra a reprovação.

O processo que trata da prestação de contas do município para o exercício de 2023 está registrado sob o parecer prévio do Tribunal de Contas nº 139/2025. O parecer técnico do Tribunal apontou pela aprovação, com ressalvas. Mas o poder de aprovação ou não cabe à Câmara Municipal. Entre as ressalvas apontadas pelo TCE estão: atrasos e falhas no envio de informações contábeis e relatórios de controle interno, inconsistências em despesas da Educação e da Saúde, ainda que os índices mínimos constitucionais tenham sido atingidos, deficiências na transparência pública, especialmente quanto à atualização do portal da transparência, e irregularidades formais na execução orçamentária e financeira, envolvendo empenhos e restos a pagar.

A TRIBUNA conversou com o ex-prefeito nesta quarta-feira (12) sobre o caso. Ele adiantou que está recorrendo do julgamento que reprovou as suas contas e acusou que os vereadores votaram pela reprovação por motivo de “retaliação política”. “A decisão foi totalmente política, até porque tinha parecer técnico competente do Tribunal de Contas”, resumiu o então prefeito à reportagem. Ele acompanhou a sessão de julgamento.

Seu advogado de defesa, Cristiano Calixto, destacou na defesa oral durante o julgamento pela Câmara que, para haver condenação ou rejeição de contas, é necessário comprovar o dolo, ou seja, a intenção deliberada de causar dano. “O dolo é roubar, que pega o dinheiro da merenda para fazer coisa particular, o que não é o caso”, defendeu.

Com a reprovação das contas, o ex-prefeito Alves poderá enfrentar consequências previstas na legislação municipal e estadual, incluindo impedimento de receber convênios ou transferências voluntárias, além de possíveis sanções eleitorais, caso venha a se candidatar futuramente. A Câmara Municipal já publicou um decreto legislativo formalizando a decisão.


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








Maria de Fátima Siqueira

13/11/2025

Não acredito de forma nenhuma que o ex prefeito fez isso.
Não é da sua índole, sempre foi correto, justo e até às vezes duro, mas sempre preservando a lei.
Sou testemunha dos seus atos políticos que sempre foi z favor dos munícipes.
Nãoinha opinião isso já é a panelinha de formando porque existe ali dentro da Câmara dos vereadores alguns que almejam disputar as eleições para o próximo mandato.
Portanto se seguram porque o homem vai fazer sua desefa e vai mostrar que isso é coisa da oposição.
Engraçado é que esses vereadores na hora de se eleger usaram o nome do Milton, agora não precisa mais e aí vota contra.
Vamos aguardar os próximos capítulos.

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. RETROVISOR

GUSTTAVO LIMA

top2
2. ARRUMA UM BÃO

ISRAEL & RODOLFO

top3
3. A NOITE

GUSTTAVO LIMA

top4
4. DESCER PRA BC

BRENNO & MATHEUS, PART. DJ ARI SL

top5
5. CORAÇÃO PARTIDO

GRUPO MENOS É MAIS

top6
6. SUJEITO HOMEM

GUILHERME & BENUTO

top7
7. UNIVERSO

MANU BAHTIDÃO, PART. MATHEUS & KAUAN‬

top8
8. DESENCONTRO DE MENSAGENS

MARÍLIA TAVARES

top9
9. DOIS TRISTES

SIMONE MENDES

top10
10. MENTIROSA

HUGO & GUILHERME, PART. WESLEY SAFADÃO


Anunciantes