Após quase 2 meses de seca, frente fria traz chuva para região nesta quarta, prevê Simepar.

A falta de chuva vem causando apreensão no campo.

Fonte: Tribuna do Interior

Há cerca de 50 dias não chove em Campo Mourão e região. De acordo com o meteorologista Samuel Braun, as precipitações serão causadas por uma frente fria que se estabelece sobre o estado do Paraná deixando o tempo chuvoso em diversas regiões. "Com isso, não há previsão da ocorrência de geadas no Estado", afirmou o meteorologista em boletim divulgado pelo Simepar.

"O tempo muda nesta terça-feira em algumas regiões paranaenses. Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e aumenta a instabilidade também no Paraná (regiões oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e leste). As primeiras áreas de instabilidade ocasionam chuva com trovoadas nos setores de fronteira com o Paraguai, Argentina e divisa com Santa Catarina. Na faixa norte paranaense as nuvens aumentam a partir da tarde, porém a probabilidade para ocorrência de chuva é baixa", diz o Simepar.

Em Campo Mourão, as temperaturas continuam amenas nos próximos dias devendo cair ainda mais a partir de quinta-feira, quando os termômetros deverão atingir os 12ºC graus. A máxima, até domingo, varia entre 20ºC a 26ºC graus. O tempo volta a ficar firme na quinta e não há previsão de mais chuvas até o fim deste mês.

Lavouras

A falta de chuva vem causando apreensão no campo. A Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), já registra a perda de algumas áreas do milho segunda safra. O plantio do trigo, apesar de estar dentro da janela, também segue atrasado em todo o Estado, incluindo a região de Campo Mourão. A falta de umidade impede a semeadura da cultura.

Em regiões, onde a população é abastecida com água de poços e minas, a estiagem também já causa preocupação. No município de Iretama, por exemplo, o prefeito Same Saab, afirmou que se a chuva não chegar nos próximos dias algumas comunidades rurais poderão ter o abastecimento de água potável comprometido. "Temos alguns poços artesianos perfurados, mas que precisam ser ativados para entrar em funcionamento", falou.

Segundo o Simepar a previsão é de 20 mm de chuva para Campina da Lagoa nesta quarta feira (12) maio.

 

Comentários