No Dia do Agricultor, governador participa do lançamento de placar sobre produção agrícola - Mais FM 100.5.

A ferramenta desenvolvida pela empresa mostra em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas produzidas no País.

Fonte: AEN /© Jonathan Campos/AEN

Em comemoração ao Dia do Agricultor, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (28), na fábrica da New Holland, na Capital, do lançamento do Colheitômetro. A ferramenta desenvolvida pela empresa mostra em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas produzidas no País, como soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e trigo. O placar foi instalado na entrada da planta industrial localizada na Cidade Industrial de Curitiba.

A intenção, de acordo com a multinacional, é desenvolver a partir de agora um Colheitômetro paranaense, com o recorte dos indicadores da safra estadual. “É um momento especial para celebrar o Dia do Agricultor, e o lançamento de uma plataforma que vai permitir acompanhar em tempo real tudo o que será colhido no País. Algo que se torna ainda mais importante quando falamos do Paraná e a sua vocação natural para produzir alimentos”, afirmou Ratinho Junior.

O governador ressaltou que os produtos do campo, entre agricultura e pecuária, são responsáveis por cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Potencial que pode ser ainda melhor explorado justamente com a chegada da tecnologia e conectividade nas áreas rurais. “A New Holland está há muitos anos no Paraná e é uma grande parceira do campo, também em termos tecnológicos”, disse.

Norberto Ortigara, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, lembrou que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná em 2020 ultrapassou R$ 128,3 bilhões, de acordo com relatório preliminar do Departamento de Economia Rural (Deral). O montante representa um crescimento real de 21% em relação ao valor de 2019. Em termos nominais, o acréscimo é de 31%.

“Em que pese a pandemia e as condições climáticas não tão favoráveis, a produção agropecuária paranaense foi bastante razoável, o que trouxe renda para os agricultores e esse crescimento expressivo”, destacou Ortigara.

O VBP contempla aproximadamente 350 itens. Os dados são levantados ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições de lavoura, culminando com esse levantamento mais específico de itens diversificados da fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos animais e vegetais que refletem o setor rural do Estado.

PAINEL – A ferramenta desenvolvida pela New Holland se destaca por ser o primeiro contador digital da produção agrícola brasileira. A tecnologia, que utiliza fontes seguras e dados oficiais, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também exibirá ao público as cifras geradas por essas culturas, que são pilares da economia brasileira.

Além do Colheitômetro instalado em Curitiba, foi disponibilizado o site (www.colheitometro.com.br), que pode ser consultado a qualquer momento. A intenção é que, futuramente, novos painéis sejam instalados em outras cidades do País.

Para fazer essas operações, o Colheitômetro utiliza informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IBGE e Cepea-Esalq/USP, e de outras fontes. Através de algoritmos internos, esses dados são incrementados conforme as previsões de colheita.

“Temos orgulho de também ser uma fábrica paranaense. Mostramos para o governador diversas iniciativas para fomentar a agricultura, algumas delas com base na tecnologia. O Colheitômetro reconhece a importância do agro para o Paraná e para o Brasil”, explicou o diretor comercial de mercado Brasil da empresa, Eduardo Kerbauy.

Os executivos apresentaram também novos projetos relacionados a tratores movidos a biometano, conectividade e acessibilidade.

EMPRESA – A New Holland Agriculture possui três fábricas no Brasil: em Curitiba, Sorocaba e Piracicaba, ambas no interior de São Paulo, além de uma fábrica em Córdoba, na Argentina. As três plantas brasileiras empregam cerca de 4.400 colaboradores.

A unidade da capital paranaense, que este ano vai completar 46 anos, tem 750 mil metros quadrados, emprega 2.145 funcionários e tem capacidade instalada para montar 100 tratores, 12 colheitadeiras e 14 plataformas de colheita por dia.

PRESENÇAS – Participaram da visita o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relação Institucionais da New Holland, Alexandre Bernardes; o gerente comercial, Rudimar Rigo; o diretor de Desenvolvimento de Rede, Paulo Máximo; o gerente de Portfólio de Produto, Nilson Righi; e a gerente de Marketing, Carolina Brandão.

Comentários